O SENHOR DAS CRÔNICAS (ATUALIZADO)

O SENHOR DAS CRÔNICAS (ATUALIZADO)
"Seu conceito sobre literatura"

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A FÁBRICA DE LETRAS

.A fábrica de letras ficava no planeta da Gramática.Seu dono sempre foi a família Ema.Os irmãos Fon Ema e Morf Ema eram seus donos.E donos muito dedicados.Dedicados até demais.De vez em quando promoviam os funcionários.Eram eles:Ortho Grafia,Sin Taxe,Caco Fonia,Pleo Nasmo e,este era o principal pois seu nome era idêntico a um dos donos:Morf O´logia.
.Morf O´logia começou cuidando da máquina de fazer substantivos.Com uns anos de experiência,foi incumbido de cuidar da máquina de adjetivos também.Ortho Grafia era o que cuidava da máquina central:O fazedor de letras.Sin Taxe era o segurança da fábrica.Cuidava de todos os sujeitos.Só aceitava sujeitos compostos e sujeitos simples.Não gostava de humilhações.Caco Fonia era o coordenador da máquina de trocadilhos,sendo quase todos infelizes.
.Pleo Nasmo era mecânico e cuidava das máquinas quebradas.Fon Ema só falava e Morf Ema não saía do sofá da sua casa.
.Um certo dia,tudo desandou na fábrica.As máquinas quebraram simultaneamente.Descobriram um problema de analfabetismo no sistema.Um problema difícil de resolver.Ortho Grafia,o gerente do negócio,tratou de consertar uma por uma.
.Uma vez felizes,Fon Ema e Morf Ema resolveram agradecer o cuidado de Ortho,que mesmo com algumas mudanças de configuração anexadas,fora um elemento crucial para a fábrica.Recebeu o título de Nova.
.Uns anos depois do título,insatisfeitos com a idéia,um rapaz japonês chamado Hia To Raro,revoltou-se com o título e resolveu lutar pelo seu grande amor:O Acento.O Acento estava preso na penitenciária Aurélio 2005 e condenado a uns mil anos de prisão.
.Tentou comprar a fábrica várias vezes.Nenhuma foi bem sucedida e a fábrica produzia como nunca.Os lucros estavam sendo máximos.Até a chegada de três irmãs,também revoltadas com a idéia:Ox ítona,Parox ítona e Proparox ítona.As três irmãs reuniram-se com o senhor Hia To Raro,a fim de conseguirem um final para essa história.
.Preocupados com esses quatro problemas,Fon Ema e Morf Ema resolveram vender a fábrica de letras para um órgão público chamado Academia Brasileira de Letras.Revoltados,os quatro resolveram pedir ajuda ao engenheiro da fábrica: O senhor Alf A´beto.
.-Nada posso fazer contra esse conjunto.
-O senhor tem que nos ajudar,seu Alf
-Não posso.Arquitetei aquela fábrica e a vendi para os irmãos Ema.
-O que faremos?O Acento está preso.
-Temos de aceitar.Tudo culpa de Ortho.
.Um dia,quem sabe,o acento ganhe um Habeas corpus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário